O portal que partilha os seus rendimentos

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Euribor escorregam para mínimos históricos

As taxas Euribor voltaram a cair em todos os prazos, estando agora nos níveis mais baixos de sempre.
A taxa Euribor a seis meses quebrou na sexta-feira, pela primeira vez, a barreira dos 1%. Hoje, o principal indexante no crédito à habitação em Portugal, desceu para 0,994%, o nível mais baixo de sempre.
A maturidade a 12 meses também desceu para 1,231%. Já a taxa a três meses, mais ligada aos empréstimos concedidos às empresas, caiu para 0,715%, o que representa um mínimo histórico para os dois prazos.
As taxas de juro interbancárias estão em queda há mais de um ano. Nos últimos 12 meses, as taxas Euribor a três, seis e 12 meses corrigiram 4,67, 4,45 e 4,27 pontos percentuais, respectivamente.

O que dizem os futuros
No entanto, desde meados de Julho, o ritmo das quedas tem vindo a abrandar significativamente e tudo aponta para que a Euribor caminhe para uma estabilização, que deverá verificar-se já no primeiro trimestre de 2010. Pelo menos esta é a expectativa dos economistas contactados pelo Económico e reflectida nos futuros da Euribor a três meses.
Tanto os contratos de futuros negociados no Eurex, um dos maiores mercados de derivados do mundo, como os futuros da Euronext Liffe, apontam para que no final do ano a Euribor a três meses esteja nos 0,775%. No entanto, os futuros que vencem em Março, estão a negociar nos 0,960%, o que já significa uma subida face ao valor expectável para Dezembro.
As Euribor costumam seguir a taxa de juro de referência do Banco Central Europeu (BCE) e influenciam directamente a prestação da casa das famílias e o custo dos empréstimos dos bancos às empresas.


Fonte: Economico

Sem comentários: