O portal que partilha os seus rendimentos

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Carro eléctrico da Renault rola primeiros quilómetros em Portugal

O primeiro carro eléctrico que a Renault vai pôr à venda no mercado vai rolar os primeiros quilómetros em Portugal na quarta-feira, uma versão eléctrica do Kangoo que a marca quer vender ao mesmo preço que a versão diesel.


Ao Kangoo eléctrico, seguir-se-á o Fluance (que tal como o Kangoo parte de uma base já existente com motor térmico) e mais tarde o Twizy e o Zoe, estes dois desenhados e pensados exclusivamente para o mercado eléctrico.

"A Renault vai comercializar o seu primeiro carro eléctrico dentro de 18 meses. O sentido em que hoje trabalhamos é que venderemos o automóvel e a bateria será alugada, num serviço prestado pela Renault", disse à Lusa o director de comunicação da Renault Portugal, Ricardo Oliveira.

Apesar de a bateria ser o componente tecnologicamente mais desenvolvido num carro eléctrico - e consequentemente o mais caro - a Renault planeia vender o Kangoo eléctrico ao mesmo preço da versão com motor de combustão a diesel.

A Renault, acrescentou Ricardo Oliveira, está optimista quanto à penetração do carro eléctrico em Portugal, país onde identificou uma "série de vantagens".

"É um país pequeno, em que a maioria das deslocações não implica muita quilometragem. Depois o país tem um fornecedor de energia preferencial [a EDP] que vai ajudar no desenvolvimento da infraestrutura [de carregamento]. O terceiro é a apetência que os portugueses têm pelas novas tecnologias", sublinhou.


Fonte: Economico

Apple recusa-se a reparar computadores de fumadores


A Apple é acusada de não prestar assistência técnica a computadores de clientes que fumam, alegando que os aparelhos estão "contaminados" e podem prejudicar a saúde dos técnicos.

O site "The consumerist" recebeu duas queixas de clientes da Apple, juntamente com uma cópia das cartas que estes enviaram ao presidente do grupo Steve Jobs a apresentarem a sua reclamação, não tendo obtido qualquer resposta.

Os clientes queixam-se que os funcionários das lojas da Apple recusaram reparar os seus computadores alegando que os contratos têm uma série de requisitos e comportamentos que suspendem a garantia dos aparelhos, nomeadamente o facto destes serem utilizados em ambientes adversos, como casas onde se fuma.

Os clientes adiantam também que as lojas da Apple têm uma lista de produtos nocivos, que incluem a nicotina e o pó de talco, pelo que argumentam que reparar o computador de pessoas que fumam pode ser prejudicial aos seus trabalhadores.


Fonte: Economico

Ouro supera os 1.167 dólares, novo recorde


Os preços do ouro voltaram hoje a bater um novo recorde, o sexto em duas semanas, com os investidores a comprarem esta matéria-prima como alternativa ao dólar.

Às 12h31, o ouro era negociado nos mercados internacionais a subir 1,30% para os 1.165,53 dólares, depois de ter sido já negociado num novo máximo nos 1.167,88 dólares.

Os especialistas explicam que todas as previsões apontam para uma queda continuada do dólar, devido ao aumento do desemprego nos EUA e ao disparar do défice comercial norte-americano.

“O sentimento é muito positivo e o ouro está a parecer um investimento cada vez mais atraente. O interesse dos investidores passou de ser apenas dos que procuram protecção contra a queda do dólar para outros interesses mais importantes, uma vez que os bancos centrais também estão a efectuar compras”, explicou à Bloomberg Stefan Graber, analista do Credit Suisse.


Fonte: Economico

Mortes causadas por gripe A duplicam a cada duas semanas

O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças revelou hoje que o número de mortes causadas pelo vírus H1N1 tem duplicado na Europa desde meados de Outubro.

No total, já morreram 670 pessoas infectadas com a nova estirpe do vírus H1N1 na Europa, desde Abril, refere o Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças, em comunicado, acrescentando que só na última semana foram registadas 169 mortes causadas pela gripe A.

A infecção causada por este vírus, que normalmente se manifesta com febres altas e dores musculares, já levou à hospitalização de mais de 4.400 pessoas na Europa, sendo que no Reino Unido há 180 pacientes que se encontram nos cuidados intensivos.

Dos 27 estados-membros da União Europeia, 12 países, incluindo Portugal, revelam uma "alta intensidade" da doença, enquanto outros 14 membros apresentam uma "intensidade média" e apenas um tem "baixa intensidade".

No total, e segundo os últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus H1N1 já matou mais de 6.770 pessoas em todo mundo e existem actualmente mais de 503,5 mil infectados com gripe A.


Fonte: Economico

"Ainda é cedo para dizer que a crise acabou"

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, avisou hoje que uma retirada das medidas de estímulo seria "prematura", já que a crise financeira ainda não terminou por completo.

"Ainda é cedo para declarar o fim da crise financeira. Mas quando a altura apropriada chegar, não deverá haver preocupações sobre a determinação e capacidade do BCE" para colocar um ponto final nas medidas de estímulo, disse Trichet durante uma conferência sobre mercados financeiros em Madrid, citado pela “Reuters”.

O presidente do BCE precisou que, no entanto, todas as medidas de apoio ao sector financeiro que estão a ser utilizadas vão ser necessárias, sendo que a autoridade monetária europeia irá retirar gradualmente e de modo apropriado as medidas que tomou para combater a crise, o que vem na linha dos comentários que fez na semana passada.

Relativamente à liberdade de movimentos do BCE, Trichet sublinhou que "o conselho de governadores tem uma capacidade sem limites para decidir e instituir políticas apropriadas, sempre que as circunstâncias o ditarem".


Fonte: Economico

TGV Porto-Vigo só vai estar concluído em 2015

O Ministro do Fomento espanhol, José Blanco López, afirmou hoje que a linha de alta velocidade ferroviária (TGV) Porto-Vigo não estará concluída antes de 2015, dois anos depois do que estava previsto.

"Não é possível [que a linha Porto-Vigo esteja concluída] antes de 2015", afirmou José Blanco López, na conferência de imprensa que se seguiu a uma reunião com o Ministro das Obras Públicas, Transportes e

Comunicações, António Mendonça, que decorreu em Lisboa.
O ministro espanhol disse que será elaborado um novo estudo para o troço entre Vigo e Porriño e referiu que o traçado definido para esta linha tem uma "orografia muito complicada".

José Blanco López afirmou que a ligação está a aguardar a Declaração de Impacto Ambiental (DIA).
O ministro espanhol disse ainda que durante a reunião foi acordada a criação de uma comissão técnica, que ficará responsável por estudar a possibilidade da linha Porto-Vigo, definida como uma linha mista (passageiros e mercadorias), passar a servir apenas passageiros, mantendo-se a actual linha para o transporte de mercadorias.

Esta comissão técnica deverá apresentar conclusões até ao final do primeiro trimestre do próximo ano.


Fonte: Economico