O portal que partilha os seus rendimentos

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

"Ainda é cedo para dizer que a crise acabou"

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, avisou hoje que uma retirada das medidas de estímulo seria "prematura", já que a crise financeira ainda não terminou por completo.

"Ainda é cedo para declarar o fim da crise financeira. Mas quando a altura apropriada chegar, não deverá haver preocupações sobre a determinação e capacidade do BCE" para colocar um ponto final nas medidas de estímulo, disse Trichet durante uma conferência sobre mercados financeiros em Madrid, citado pela “Reuters”.

O presidente do BCE precisou que, no entanto, todas as medidas de apoio ao sector financeiro que estão a ser utilizadas vão ser necessárias, sendo que a autoridade monetária europeia irá retirar gradualmente e de modo apropriado as medidas que tomou para combater a crise, o que vem na linha dos comentários que fez na semana passada.

Relativamente à liberdade de movimentos do BCE, Trichet sublinhou que "o conselho de governadores tem uma capacidade sem limites para decidir e instituir políticas apropriadas, sempre que as circunstâncias o ditarem".


Fonte: Economico

Sem comentários: