A queda do dólar não vai parar uma vez que a economia norte-americana vai continuar a afundar-se até 2011, alertam os analistas do Sumitomo Mitsui.
“A economia dos EUA vai continuar a deteriorar-se até 2011, devido à continuação dos efeitos dos excessos de consumo e da bolha financeira. A queda do dólar não vai parar até se verificar uma mudança do sistema cambial global”, avisam os analistas do segundo maior banco japonês em nota de análise, citada pela Bloomberg.
Notando que o dólar caiu para os mínimos de quase um ano face ao iene na semana passada, o Sumitomo avisa que este poderá cair para os 50 ienes num futuro próximo, contra os actuais 89,53 ienes.
“Já não conseguimos pagar a grande onda de fraqueza do dólar”, avisa o Sumitomo, notando que, se a divisa dos EUA descer abaixo dos mínimos recorde, “não irá haver um limite para a sua queda, e mesmo intervenções coordenadas por parte dos bancos centrais não vão funcionar”.
Actualmente, o dólar está também a cair face ao euro, valendo a moeda única 1,4935 dólares, depois de ter atingido durante a madrugada o valor mais elevado dos últimos 14 meses nos 1,4967 dólares.
Este ano, tanto a Rússia como a China, a Índia e o Brasil efectuaram apelos para que seja encontrada uma alternativa ao dólar como a divisa de reserva do mundo.
Fonte: Economico
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário