As empresas estão a apresentar resultados acima das estimativas, dando mais confiança aos investidores.
O valor conjunto das cotadas do PSI 20 superou esta semana os 70 mil milhões de euros, valor que não era atingido desde Junho de 2008. Desde o início do ano, as cotadas do índice engordaram 21,7 mil milhões de euros. Contas feitas, o ritmo de crescimento é de 109 milhões de euros por sessão, em 2009.
A subida da bolsa, com o índice a escalar 40% desde o início do ano, ajudou várias cotadas a ultrapassarem fasquias simbólicas durante o ano. No decurso da crise, o valor mínimo da capitalização das cotadas foi atingido a 3 de Março, altura em que o mercado avaliava as 20 empresas em 45 mil milhões de euros.
Atingir marcos na capitalização bolsista pode ser importante para colocar as empresas nos radares dos investidores. Para o director-geral da Orey Valores, Pedro Borges, "há capitalizações importantes que dão maior visibilidade". No entanto, o especialista ressalva que, dadas as fortes subidas do mercado, ultrapassar barreiras como as dos dez mil milhões ou dos mil milhões "não tem muito efeito. Se o mercado estivesse mais lateralizado poderia ser positivo". Uma outra fonte de mercado adiantou que "a partir de determinados valores os fundos começam a olhar para as empresas", apesar da evolução da capitalização não representar uma alteração do ponto de vista fundamental.
Fonte: Economico
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário