O portal que partilha os seus rendimentos

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Lisboa não acompanha ganhos europeus

A bolsa nacional mantém-se em terreno negativo, penalizada pelas acções da EDP Renováveis e do BES, que impedem o PSI 20 de acompanhar as subidas das bolsas europeias.
Numa altura em que as principais praças europeias retomaram a tendência positiva da abertura, o principal índice português cedia 0,08% para 8.875,18 pontos, pressionado sobretudo pelos títulos da EDP Renováveis e do BES.
A subsidiária da EDP para as energias renováveis recuava 1,85% para 6,95 euros, enquanto a eléctrica nacional seguia com uma subida ligeira de 0,03% para 3,10 euros, depois de ter anunciado em comunicado que vendeu hoje em bolsa a totalidade das acções da Sonaecom que detinha, conseguindo um encaixe de 53,4 milhões de euros.
Com este negócio, a EDP deixou de ter qualquer participação na operadora liderada por Ângelo Paupério, cujos títulos seguiam inalterados nos 2,04 euros.
O BES era outro dos títulos que mais pressionava o PSI 20, com um recuo de 0,68% para 5,25 euros, num dia em que passou a ser a quarta maior cotada do índice nacional, ao superar o valor de mercado da EDP Renováveis, algo que já não acontecia desde Novembro do ano passado.
Do lado dos ganhos, nota para a subida de 2,48% da Teixeira Duarte, depois de ter disparado mais de 8% na sessão de ontem, a beneficiar da descoberta de petróleo da sua participada Alvorada no Brasil.
Também a Portugal Telecom seguia em alta, a subir 0,78% para 8,15 euros, depois de ter sido hoje alvo de dois 'upgrades'. A Goldman Sachs subiu o 'preço-alvo' da operadora nacional para 10,3 euros dos anteriores 9 euros, enquanto o Credit Suisse melhorou o 'target' da PT de 8 para 9 euros.

Fonte: Economico

Sem comentários: