O portal que partilha os seus rendimentos

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Petróleo sobe 9% na semana com quebra das reservas dos EUA

Os preços do barril de crude superam os 76 dólares por barril em Londres, depois das reservas de gasolina dos Estados Unidos terem registado uma diminuição muito superior à esperada.
Às 7h31, o barril de ‘brent’ (petróleo de referência para as importações portuguesas) para entrega em Novembro disparava 2,0 dólares para 76,45 dólares em Londres, enquanto que à mesma hora o contrato de Novembro do West Texas Intermediate (petróleo de referência nos Estados Unidos) ganhava 0,28 dólares para 77,86 dólares em Nova Iorque.
Desde segunda-feira, os preços do crude de referência para as importações nacionais acumulam já uma subida de 9,21%.
Os especialistas explicam esta subida com o facto de ontem o Departamento de Energia dos EUA ter anunciado uma quebra cinco vezes maior do que a antecipada das reservas de gasolina da maior economia do mundo, bem como um maior uso da capacidade das refinarias.
“Temos em lugar todos os fundamentais que são necessários – um relatório positivo do Departamento de Energia e uma nova descida do dólar. Isto deu certamente um ímpeto aos preços, já que os aumentos estão a ser justificados ”, disse Mark Parvan, analista sénior do ANZ Banking Group, citado pela Bloomberg.

Fonte: Economico

Sem comentários: