O portal que partilha os seus rendimentos

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cotação do petróleo deve manter-se abaixo dos 75 dólares até ao final do ano

Previsões de aumento da procura levaram ontem o “ouro negro” para máximos de sete semanas.
A corrida pelo "ouro negro" vai aumentar de intensidade apenas em 2010. Apesar dos vários sinais que apontam cada vez mais para a recuperação económica, as estimativas para o final deste ano colocam o preço do petróleo abaixo do patamar dos 75 dólares o barril. Um valor que compara com os 74 dólares registados ontem.
Entre as várias previsões presentes no mercado, o Barclays Capital é o mais "optimista" colocando o preço do petróleo nos 76 dólares, o barril no último trimestre do ano. Já a ‘poll' mensal de 36 analistas consultados pela Reuters coloca tanto o ‘brent' - petróleo referência para as importações nacionais - como o crude nos 68 dólares até ao final deste ano.
Tendo em conta os contratos de futuro de petróleo que estão disponíveis no mercado, os investidores estão a "apostar" em Dezembro de 2009, os preços se situem entre os 72 e 73 dólares.
O próximo ano deverá, assim, revelar-se como o do reavivamento da procura pelo ‘ouro negro'. A teoria ganha mais consistência com as revisões em alta feitas este mês quer pela Agência Internacional de Energia (AIE) quer pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Depois da AIE ter revisto em alta de 1,7% a sua previsão de procura mundial de petróleo para 2010, ontem foi a vez da OPEP seguir a mesma tendência. O cartel, responsável por 40% da produção mundial, subiu as suas estimativas da procura mundial para o próximo ano, justificando a decisão com a expansão económica dos mercados emergentes. Segundo a OPEP, a procura pela matéria-prima deverá crescer em 700 mil barris diários para uma média diária de 84,93 milhões de barris.
A especulação em torno da procura, juntamente com a contínua desvalorização do dólar, catapultaram os preços do petróleo para máximos de sete meses. Se o crude chegou a superar a barreira dos 74 dólares, o ‘brent' aproximou-se do patamar dos 73 dólares, conseguindo assim o melhor desempenho desde Agosto passado. "Os preços estão a subir numa clara antecipação do aumento da procura", afirmou um gestor citado pela Bloomberg.

Fonte: Economico

1 comentário:

Anónimo disse...

Para acompanhar a cotação do petróleo em tempo real de forma gratuita - http://www.forexpros.com.pt/commodities/cota%C3%A7%C3%A3o-de-futuros-em-tempo-real