A libra esterlina encontra-se em alta face ao euro e ao dólar, depois do Governador do Banco de Inglaterra, Mervyn King, ter começado a preparar os britânicos para uma subida dos juros no país.
Às 11h54, o euro valia 0,9014 libras, menos 1,18% face ao fecho de terça-feira. Já em relação ao dólar norte-americano, a divisa britânica também se encontrava em alta, estando a subir 1,19% para 1,6578 dólares.
O câmbio euro/dólar permanecia inalterado, com a moeda única a continuar a valer 1,4944 dólares, o mesmo valor do fecho de ontem.
Os analistas explicam que na origem dos ganhos da libra esterlina está o facto do Governador do Banco de Inglaterra, Mervyn King, ter hoje escrito no jornal escocês “Herald” que "será sábio ter em conta" a perspectiva de uma subida dos juros.
"Esta é a altura em que o mercado fica excitado sobre as moedas, quando os bancos centrais começam a preparar os investidores para esperarem juros mais elevados", comentou à Bloomberg Steven Barrow, investigador chefe do Standard Bank.
Já Neil Jones, director das vendas de fundos do Mizhuo Corporate Bank em Londres, escreveu em nota de análise que "King está a mudar de direcção, e com ele a libra", representando as declarações do Governador "uma mudança sísmica no pensamento do Banco de Inglaterra".
Actualmente, os juros do Banco de Inglaterra encontram-se nos 0,50%, o valor mais baixo desde que esta instituição foi fundada, em 1694.
Fonte: Economico
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário