A bolsa nacional segue em alta ligeira, a acompanhar os ganhos que se fazem sentir nas bolsas europeias, com apenas dois dos vinte títulos do PSI 20 em terreno negativo.
O dia está a ser positivo para as principais praças europeias, que premeiam os investidores com ganhos de mais de 1%, numa altura em que o mercado está optimista em relação às contas trimestrais das empresas.
O Nomura espera que os lucros das empresas norte-americanas fique acima das estimativas dos analistas para o terceiro trimestre do ano, o que vai impulsionar os preços das acções. Também a animar os investidores está o facto do JP Morgam ter melhorado hoje a sua avaliação dos títulos russos e das energéticas dos mercados emergentes.
"Os mercados ainda têm margem de manobra para subir", afirmou um especialista à Bloomberg.
Ganhos modestos em Lisboa, Galp é quem mais impulsiona
Em Lisboa, o PSI 20 crescia 0,42% para 8.852,99 pontos, a registar uma subida mais modesta do que as restantes bolsas europeias.
A Galp continuava a ser o título que mais força dava ao índice nacional, com um avanço de 1,67% para 12,46 euros, depois de já ter estado a avançar mais de 2% durante a sessão para máximos de 13 meses, estando a negociar sem direito ao primeiro dividendo do exercício de 2009.
O Diário Económico revela hoje que a brasileira Petrobras quer estender a África a parceria que tem que a petrolífera portuguesa.
Ainda no sector energético, a EDP Renováveis progredia 0,15% para 7,14 euros, depois de o banco japonês Nomura ter começado a acompanhar o título com um preço-alvo de oito euros e uma recomendação de "reduzir".
Nomura vê EDP nos 3,45 euros
Já a EDP cedia 0,45% para 3,11 euros, depois de ter anunciado que a sua distribuição de electricidade em Portugal e Espanha recuou 2,6% nos nove primeiros meses do ano. O Nomura também começou hoje a acompanhar os títulos da eléctrica nacional com uma recomendação de 'reduzir' e um 'target' de 3,45 euros.
Nota ainda para os ganhos do BCP e da Portugal Telecom, dois dos títulos com mais peso no PSI 20. O banco liderado por Carlos Santos Ferreira avançava 0,47% para 1,06 euros, enquanto a operadora nacional somava 0,25% para 8,03 euros, no dia em que o Diário Económico revela hoje que a Caixa Geral de Depósitos não se opôs ao investimento da PT em fundos da Ongoing, ‘holding' que comprou 30% da Media Capital, dona da TVI.
Já o BPI crescia 0,8% para 2,53 euros, após o BCP ter revisto em alta o seu preço-alvo para o papel, de 2,30 para 2,60 euros, tendo também melhorado a recomendação para "Manter".
Dos vinte títulos que compõem o PSI 20 só a EDP e a Cimpor seguiam no vermelho.
Fonte: Economico
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário