O portal que partilha os seus rendimentos

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Petróleo cai com quebra das importações japonesas

Os preços do petróleo seguem em queda, depois de terem subido 3% na sessão de ontem. A penalizar as cotações de "ouro negro" está a notícia de que o Japão está a reduzir as suas importações de crude.

Às 7h30, o barril de ‘brent’ (petróleo de referência para as importações portuguesas) para entrega em Novembro descia 0,34 dólares para os 79,69 dólares em Londres, enquanto que à mesma hora o contrato de Novembro do West Texas Intermediate (petróleo de referência nos Estados Unidos) perdia 0,40 dólares para 80,97 dólares em Nova Iorque.

Ontem, os preços do petróleo dispararam 3% para máximos de um ano perto dos 80 dólares em Londres e acima dos 81 dólares em Nova Iorque, devido à queda dos inventários norte-americanos.

Os especialistas explicam as quedas de hoje com o facto de ter sido revelado pelo Japão, o terceiro maior consumidor de petróleo do mundo, que as suas importações desta matéria-prima recuaram 13% nos últimos seis meses, ao mesmo tempo que foi adiantado nos EUA que as refinarias da maior economia do mundo forneceram menos 3,3% de gasolina na semana passada, uma vez que 19% das unidades não estão em funcionamento.

“Os fundamentais do mercado não suportam a subida considerável que temos vindo a assistir. Estamos na altura do ano em que as refinarias encerram para manutenção, pelo que os preços deveriam estar a cair”, disse à Bloomberg Clarence Chu, operador da Hudson Capital Energy.


Fonte: Economico

Sem comentários: