A Internet é, na maioria das vezes, uma solução que permite aos consumidores poupar alguns euros.
Os serviços bancários têm custos associados: comissões bancárias, taxas, entre outros nomes, significam alguns euros a menos na conta. Para conseguir reduzir ou eliminar alguns desses custos siga algumas das sugestões.
1. Use a internet
As operações através da banca online são, por norma, mais baratas do que ao balcão ou através da banca telefónica. Em alguns casos, as operações através da Internet são mesmo gratuitas. Por exemplo, no caso das transferências a Internet é o melhor local, uma vez que alguns bancos não cobram qualquer custo pela realização destas operações. Também a requisição de cheques através da Internet permite uma poupança ainda considerável, comparativamente, ao balcão.
2. Conta ordenado
Uma das vantagens das contas ordenado é que nestes casos não é cobrada a comissão de gestão de conta. As contas à ordem podem ser correntes ou ordenado, caso esteja disposto a domiciliar o salário ou a pensão no banco. As últimas têm associado um crédito automático e são mais baratas. Isto porque a maioria não cobra despesas de manutenção, nem as anuidades dos cartões de débito e/ou crédito. Alguns bancos oferecem ainda as cadernetas de cheques, assim como transferências pela Internet com número de identificação bancária (NIB).
3. Cartões de crédito
O valor da anuidade pode ser um dos principais critérios na altura de escolher o cartão de crédito, sobretudo para quem opte pelo pagamento a 100%. Há casos em que a anuidade é mesmo gratuita, no primeiro ano. No entanto, deve ter atenção à anuidade cobrada nos anos seguintes. O valor da depende da gama do cartão (Classic ou Gold/Premier/Platinium). Por norma, as gamas mais baixas têm anuidades mais baratas. Verifique todas as propostas do banco e talvez encontre um cartão com uma anuidade reduzida ou mesmo nula.
4. Bancos online
Estes bancos, conhecidos como bancos online, por não terem balcões físicos, conseguem poupar nos custos e oferecer melhores preços também aos clientes. São ideais para quem lida bem com novas tecnologias.
5. Consolidar
Consolidar os seus produtos e serviços na mesma instituição pode também, nalguns casos, ser vantajoso. Isto porque ao ter os produtos todos no mesmo banco, em princípio, pagará menos pelos serviços, além de o banco oferecer melhores taxas no crédito. É importante que avalie o custo das comissões cobradas pelos serviços que utiliza, para saber se compensa.
Fonte: Economico
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário